Válvulas de retenção
Válvulas de retenção são válvulas que permitem passagem de fluido em um único sentido, fechando automaticamente por diferença de pressão, exercida pelo fluido em consequência do próprio escoamento.
Ou seja, se houver tendência de inversão de sentido de fluxo no escoamento, a válvula de retenção fecha e bloqueia o fluxo.
Válvulas de retenção são empregadas em qualquer aplicação que não deve ocorrer fluxo do fluido em sentido contrário ao escoamento padrão.
Retenção tipo Disco
Consiste em uma montagem com um ou dois discos, pressionado contra o fluxo por uma mola. Quando há pressão suficiente antes da retenção, essa abre e deixa passar o fluxo. Dependendo da pressão da mola (ou melhor, da constante elástica k), é possível instala-la tanto na horizontal, quanto na vertical.
- Condição de trabalho: 29 barg a 400°C
- Material: AISI 304, AISI 316, WCB
- Tamanho: de 1/2″ a 4″
- Conexão: entre flanges (wafer) – ASME/ANSI
Retenção tipo Portinhola
Válvula no qual o fechamento é feito por uma portinhola articulada que assenta sobre a sede. Dada sua construção, deve ser instalada apenas na horizontal.
- Condição de trabalho: 14 barg a 180°C
- Material: AISI 304, AISI 316
- Tamanho: de 1/2″ a 2″
- Conexão: BSP
Retenção tipo Dupla Portinhola
Válvula no qual o fechamento é feito por duas portinholas pressionadas contra o fluxo por molas. Deve ser, preferencialmente, instalada apenas na horizontal.
- Condição de trabalho: 14 barg a 180°C
- Material: Corpo em Ferro Fundido, Disco em Inox 304
- Tamanho: de 2″ a 8″
- Conexão: Entre flanges (wafer) – ASME/ANSI
Está com dúvida sobre qual o melhor modelo para sua aplicação? Entre em contato que um de nossos especialistas poderá ajudar.